Por Cíntia Vieira e Nilsea Maioli
“Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje.
E por isso procuramos semear arte da forma mais doce e poética
possível ao entendimento dos pequeninos.”
(Provérbio Chinês)
O Teatro para Bebês é a arte de encenar em uma linguagem poética para a primeira infância. Desde o nascimento, os bebês se mostram atraídos e interessados por sons, movimentos e vozes das pessoas que o cercam. Um ambiente rico de estímulos sonoros e possibilidades de percepção, de criação, expressão e comunicação com bebês, é capaz de promover a sua sensibilização artística, despertando o seu interesse e prazer. Acredita-se que “as primeiras experiências da vida são tão importantes que podem mudar completamente a maneira de ser de uma pessoa”1.
Considerando a aprendizagem da criança com o exercício da atividade teatral, esta possibilita a integração entre os seus aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo-linguísticos e sociais. Considerando todos esses fatores, não podemos nos esquecer da promoção integrativa entre pais e bebês, o fortalecimento de vínculos afetivos entre eles, favorecendo seu desenvolvimento efetivo e pleno.
Este trabalho teatral valoriza o processo de construção e formação do conhecimento artístico e espiritual fundamentado na crença de que o bebê é um ser ativo, possuidor de estruturas cerebrais, capaz de ver, ouvir, sentir, assimilar e desenvolver por completo suas capacidades, desde que haja estímulo adequado.
Desde 2000, trabalhamos com o Teatro-Música voltado para primeira infância, buscando sensibilizar o bebê para a arte em geral, estimulando sua curiosidade, atenção e percepção de forma lúdica. Acreditamos que o Teatro seja uma das possibilidades de desenvolvimento da percepção artística, bem como o incentivo à sensibilidade existente no bebê desde o momento em que nasce, pois há o incentivo em sua descoberta para novas sensações.
Importante registrar que os bebês se envolvem profundamente nas vivências e se transformam em espectadores ativos, atraídos pela melodia, ritmo das palavras faladas ou cantadas, aliada ao movimento, as cores e a diversos elementos que se somam e completam-se na arte da comunicação.
Com efeito, geralmente os espetáculos têm duração de 30 a 45 minutos e acontece no horário que favoreça a atenção dos bebês, sendo no turno matutino ou vespertino. O local deve ser adequado para os pequenos. Em sala de aula deve se preocupar com o bem estar de todos, é dizer, dos infantes e respectivos cuidadores, sendo importante que fiquem acomodados, confortáveis e que se estabeleçam perto do palco ou espaço destinado a apresentação.
Seguindo esta ideia, o local deve ser claro, podendo usar o recurso da iluminação de teatro, mas sempre com muito cuidado. Por exemplo, não se deve apagar as luzes, pois o escuro pode deixar as criancinhas com medo. No mesmo sentido, o som deve ser suave, utilizando os recursos sonoros adequados.
1(Harry Chugani, neuropediatra)