Se você tem dúvidas sobre a relação entre música e infância, nós respondemos algumas delas para você:
A primeira infância é o momento mais importante para o desenvolvimento intelectual e afetivo do ser humano. Algumas pesquisas realizadas na Psicologia e Pedagogia Musical defendem que desde o nascimento, o bebê tem um grande potencial para aprendizagem musical, e que esta é semelhante ao da aquisição da língua materna.
Esta aprendizagem começa quando eles ainda estão no aconchego do ventre materno. Ainda sabemos pouco deste universo tão encantador e com tantas descobertas, mas temos certeza de que os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento de todas as percepções dos bebês, e essas terão reflexo em toda a sua vida. Na aprendizagem musical, temos a oportunidade de trabalhar com várias percepções. Assim, temos o início do pensar musicalmente, quando o bebê pode ir cada vez mais longe no âmbito da sua imaginação sonora, aguçando o desenvolvimento da sua capacidade auditiva, o canto, a dança e a habilidade de tocar um instrumento.
Não só importante, como fundamental! A interação humana entre bebê e pais é mediada por várias expressões e sentimentos presentes na voz, no olhar, no sorriso, corpo, toque, que são imprescindíveis nas relações de sociabilidade, afetividade e musicalidade.
Percebemos uma certa ansiedade dos pais para que os filhos toquem um instrumento, mas, antes disso, é importante criar um ambiente em que a criança possa vivenciar experiências musicais globais, expressando-se através do movimento e da voz. A escolha tem de ser da criança, depois de experimentar e explorar vários instrumentos.